Cenário: na escola pública da cidade X, existe uma sala equipada com TV, vídeo, uma câmera e uma coleção de fitas do Programa da TVEscola. O diretor dessa escola acaba de ser informado que receberá 10 computadores com acesso à Internet. Diante desta situação, o diretor procura tomar as providências estruturais necessárias para montar o laboratório de informática, mas mostra-se preocupado por três motivos.
Primeiro, porque neste momento a escola está iniciando o desenvolvimento de um projeto que visa a resgatar a cultura da região, valorizando a produção artística e histórica da comunidade local. A realização deste projeto envolve pessoas da escola (alunos, professores, funcionários, gestores) e do seu entorno.
Segundo, pelo fato de reconhecer a importância do uso da TIC no processo educacional, mas de não saber a melhor forma de lidar com as inovações.
E, o terceiro motivo, pela garantia de que tais inovações, tanto o projeto como o uso das TIC, possam efetivamente favorecer o aprendizado do aluno, ou seja, que os conteúdos curriculares possam ser trabalhados. Para resolver este impasse, o diretor apresenta a situação para os professores, pedindo para que sugiram uma proposta de atividade de sala de aula envolvendo o uso das TIC disponíveis. Porém, qualquer solução encontrada deverá contemplar em algum aspecto o projeto em desenvolvimento com a comunidade.
Você que faz parte do quadro de professores desta escola deverá elaborar uma proposta voltada ao seu universo de sala de aula, ou seja, que atenda às especificidades da sua disciplina - sua intencionalidade pedagógica, o tempo disponível, o perfil dos alunos e as necessidades deste contexto.
As ferramentas computacionais, especialmente a Internet, podem ser um recurso rico em possibilidades que contribuam com a melhoria do nível de aprendizagem, nosso papel como mediador é integrar essa ferramenta aos conteúdos que estão sendo ministrados.
ResponderExcluirComo professor dessa escola minha proposta para esse projeto que visa resgatar a cultura da região, é inserir os conteúdos que irão ser lecionados de forma mais atrativa, utilizando jogos, pesquisas, criando um blog para que os alunos, pais e toda a comunidade possam acompanhar e se engajar no projeto. Os computadores só irão facilitar, pois a informática exerce um fascínio em nossos alunos, porém a tecnologia deve ser utilizada de forma adequada, com isso a aprendizagem se tornará mais fácil e prazerosa.
Como docente dessa escola a proposta lançada será a seguinte:a utilização das tecnologias voltadas para um planejamento flexível mas que atenda as necessidades dos alunos, através de pesquisas, jogos,mensagens as aulas vão tomando formas diferentes porque o aluno gosta do novo e cada dia que passa a utilização das tecnologias se torna mais constante na vida das pessoas com tudo essas máquinas só irão facilitar o aprendizado,o poder de concentração das metas de aprendizagem, estimular a criatividade e a inovação que contribui para um melhor aprendizado.No ambiente escolar ela vem sendo inserida de forma gradativa, as pessoas usam tecnologias a todo instante e elas veem provocando transformações na realidade social.E dessa forma os alunos vão tomando gosto pela aula e pela disciplina que foi ministrada através de uma nova metodologia.
ResponderExcluirBom, inicialmente falaria com os alunos sobre o material que temos, e conversando informalmente pediria que falassem como gostaria de usá-los. Em seguida colocaria em prática meus planos. Criaria um blog de cada turma que leciono, e através dele trabalharia com produção de textos (os vários gêneros que costumo abordar). A partir daí seriam sujeitos ativos e participativos, responsáveis por publicações diversas. Quanto ao material que já dispostos na escola, juntamente com a direção e coordenação faríamos um projeto didático onde seriam usados conforme a necessidade de cada disciplina, no meu caso, faria seleção de textos orais, gravaria na comunidade, enfim, trabalharia variação linguística de forma prazerosa e perticipativa utilizando o material disponível.
ResponderExcluirInicialmente teremos que ver uma maneira de adequar o projeto ao uso da tecnologia recebida pela escola. Cada professor dentro da sua interferência didática no projeto elabora uma estratégia para usar a internet em suas pesquisas. Podemos pesquisar os aspectos históricos do bairro, fotos antiga. Cada professor pode pesquisar maneiras de aplicar seus conteúdos com os uso das TIC. Depois de feitas as pesquisas podemos organizar uma reunião e partilhar as experiências com o grupo, onde podemos elaborar as extratégias para o projeto e para garantir uma aprendizagem efetiva.
ResponderExcluirLuciene de Aquino 15 de abril de 2013
ResponderExcluircomo docente desta escola lançaria o projeto didático com o uso das tecnologias ,projeto literário dia do livro,onde atenderia a alunos do 5º ano do Ens. Fundamental e realizariamos atividades com texto informativo,biografia de alguns autores literários,poemas,fábulas,apresentaria para a turma videos com fábulas, história em quadrinhos, poemas e música, sendo assim o aluno ira aprender de uma forma lúdica e garantir um melhor aprendizado.
Eu como educadora desse espaço, vejo na tecnologia uma grande oportunidade de resgatar em nossas crianças e adolescentes o interesse pelos estudos, pois nossos educandos atualmente vem se mostrando cada vez mais desmotivados diante do processo de aprendizagem e com essa possibilidade de integrar a tecnologia aos estudos com certeza nossas aulas sairão da mesmice, desenvolvendo assim um processo dinâmico e prazero.E como sugestão para o projeto em questão sugiro : capacitação e orientações gerais aos professores, alunos e gestores; criação de um blog da escola; levantamento de dados sobre a cultura da região; pesquisa de campo; pesquisa na internet sobre fotos antigas e atuais da comunidade local, pesquisa sobre o que mudou culturalmente e o que permanece igual.
ResponderExcluirSalione Ferreira freitas 15 de abril de 2013
ResponderExcluirComo professor dessa escola faria um plano de trabalho que envolvesse as discíplinas, para alunos do 5°ano do Ensino fundamental . Envolveria as turmas de forma a tornar o momento na escola prazeroso e produtivo. Aproveitaria esse mês de abril que envolve literatura e história e faria grupos de pesquisas usando a tecnologia e encerraria com apresentações através de projetor multimidia, músicas e depoimentos. Trabalhando os conteúdos dessa forma, Haverá aprendizagem e o gosto pela Tecnologia na Escola.
O primeiro passo seria apresentar as “novas ferramentas” de estudo e pesquisa aos alunos. Mostrar a funcionabilidade dessas mídias e meios de comunicação no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Como professora de Língua espanhola, apostaria no tema diversidade cultural e as tecnologias com os alunos. Esse projeto seria pautado em pesquisas de campo, em sala e no espaço multimídia da escola. Abordaríamos as semelhanças e diferenças entre o Brasil x Espanha, culinária, costumes, etc. Trabalhando com a interdisciplinaridade seria interessante explorar o espaço geográfico dos países, os bairros que se assemelham a comunidade escolar. Nas disciplinas de artes/dança/teatro, utilizaríamos vídeos com danças típicas e “películas” diversas, claro de acordo com o nível de aprendizado de cada turma. Em Língua Portuguesa, interpretação e tradução de textos com as aulas simultâneas seria uma excelente oportunidade de colocar em prática a temática de dois professores em sala, o de português e o de espanhol e por que não o de Inglês. Creio que o projeto além de motivar os alunos, resgataria toda a questão cultural da comunidade escolar proposta pelos Gestores da escola.
ResponderExcluirDe início informava aos alunos que teríamos mais uma ferramenta para dar suporte aos professores, que era mais tecnologia a nosso dispor, como na escola estava desenvolvendo o projeto já discutido por todos, então envolveria a turma em uma discussão onde iríamos buscar informações para dá mais significância ao tema, eu como professora da turma de 7º ano surgeri pesquisar no meio rural sobre a forma de plantio e colheita da agricultura local. Dei a idéia de criar o Blog da turma para postar as as pesquisas, as aulas de campo seria para coletar informações dos agricultores sobre o tempo de plantar e ecolher, o relevo, uso na alimentação. Utilizaria fotos dos lugares pesquisados, montaria uma exposição.Com os recursos tecnológicos as aulas seriam mais prazerosas e com toda certeza os alunos mais interessados.
ResponderExcluirA chegada de computadores em uma escola pública com certeza vai encher os alunos de alegria e também os professores, e é nesse momento de euforia que o professor pode aproveitar para aperfeiçoar suas aulas, inserindo a ela o uso da informática. O uso da Internet orientada pelo professor contribui com a aprendizagem do aluno e o professor deve aproveitar para estimular esses alunos a pesquisa em relação aos conteúdos que está sendo ministrado.
ResponderExcluirJá que essa escola está com um projeto que visa resgatar a cultura da região, eu como professora de História iria propor aos meus alunos conhecer através de pesquisa de internet a cultura de outras regiões procurando analisar, comparar fazendo trabalhos de exposição tanto da nossa região quanto de outras, procurando mostrar a beleza das regiões e a importância da pesquisa.
Alguns desses alunos já tem experiência com o uso da internet e ver que na sala de aula esse recurso está sendo usado, com certeza essa aulas terá mais atrativo. Pesquisar, desenhar, pintar, se comunicar com os colegas para trocar idéias sobre os trabalhos da escola é algo muito instrutivo e também divertido e pode ser praticado com o uso da internet. Tudo isso com orientação do professor em sala de aula.
O computador é uma ferramenta que propociona por meio de acesso, uma infinidade de informações a qual ajudará na aprendizagem do aluno.
ResponderExcluirComo professora dessa escola, minha proposta é utilizar as tecnologias como umas das ferramentas de aprendizagens ao projeto
" Resgatar a cultura da região" como: pesquisas, imagens(antigas e atuais) da região, construção de gráficos sobre a população, trabalhar também com jogos online, asssim as aulas ficará nas prazerosas.
Inicialmente é fundamental que o professor e o aluno tenha consciência da importância do uso das tecnologias em sala de aula. As ferramentas digitais auxiliam no processo de ensino aprendizagem,pois ampliam as possibilidades do professor dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento do aluno,de modo dinâmico e interativo.Nessa perspectiva o projeto pode ser feito através de visita ao bairro,depois peça que tirem fotos.Na sala de informática apresente duas imagens do bairro uma antiga e outra atual.Peça inicialmente que os alunos procurem reconhecer o que mudou na paisagem-tipos de construções,até mesmos nas características da imagem.Por fim solicite que levantem essas questões e registre.
ResponderExcluirComo professora do quadro minha proposta é "Educação de qualidade com tecnologia de ponta para a comunidade" já que a escola está envolvida num projeto de resgate a valorização da cultura, inicialmente estar atento aos demais professores que estejam integrados as TIC é uma estratégia inicial, assim eles podem orientar aos demais colegas. Como envolver os alunos? De início pesquisar sobre a historicidade local, escola, comunidade, fatos históricos que contribuam para o andamento do projeto. Trazer os pais também faz parte da proposta. Eles teriam aulas em períodos que coincidam com o horário dos filhos. Os filhos poderiam ajudar os pais nas pesquisas e até divulgar o projeto nas redes sociais, se a escola já tiver 1 blog é o ponto-chave. As postagens acompanhariam fotos das atividades em conjunto a todos. A culminância seria apresentação de danças típicas da região, poema elaborados pelos alunos com os pais(que foram postados pela comunidade) ressaltando a importancia da cultura e também da participação de todos.
ResponderExcluirFaz-se necessária uma ampla discussão acerca das TIC, de sua melhor utilização na abordagem e consequentemente aplicação no processo ensino-aprendizagem. Ao usar essa ferramenta para aprimorar e facilitar o entendimento.
ResponderExcluirAs TIC instigam no aluno, se for utilizada de forma adequada a curiosidade e o prazer de aprender aspecto que como docente/mediadora em insiro para atrair a atenção do aluno, ao abordar de forma significativa o conteúdo por mim ministrado, dinamizando o uso desses poucos computadores para pesquisar a história dessa região, sua formação e consequentemente influência na dança, música, entre outros, resgatando o valor social dessa comunidade.
É com naturalidade que uma criança se descobre frente a um computador, pois ele já faz parte de seu mundo. Mas não se pode dizer o mesmo de uma escola e nem de um professor.
ResponderExcluirRecursos digitais tornam-se grandes aliados no processo ensino-aprendizagem. É uma nova forma de aprender, mais atraente, motivadora e dinâmica.
Tomando como exemplo o ensino da Matemática, poucos são os profissionais que possuem o conhecimento específico que lhes permite manusear com destreza os diversos softwares disponíveis para o enriquecimento de suas aulas.
A Matemática é uma disciplina tradicionalmente associada ao insucesso e, por isso, a investigação nesta área procura por novos métodos e novas práticas que possibilitem a obtenção de melhores resultados. Programas como o Cabri-Geomètre e o Derive podem fazer parte do material utilizado nas aulas de Matemática.
Calculadoras e computadores devem ser usados de forma imaginativa para explorar, descobrir e desenvolver conceitos matemáticos. Por suas potencialidades, o computador, no que diz respeito o cálculo e a modelação, é o mais poderoso instrumento de que, atualmente, dispõe os educadores matemáticos. Com isso, a resolução de problemas ganha novas dimensões, pois cálculos são resolvidos de forma mais rápida e há um reforço do papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação.
A proposta de uma prática pedagógica baseada no desenvolvimento de projetos e com a ajuda da tecnologia pode representar o início de um trabalho matemático menos rígido. Conteúdos considerados universais passam a dar lugar às curiosidades e indagações dos alunos, frente à realidade na qual estão inseridos.
Um aluno que formula suas próprias questões e que traz para a escola seus reais interesses é um sujeito comprometido com sua aprendizagem e disposto a fazer uso de todos os mecanismos que tiver acesso, na busca de soluções para os problemas por ele elaborados.
Assim, o professor passa a ser responsável pela orientação do caminho a seguir e busca na sua área de conhecimento, subsídios que ajudem o aluno a discutir, construir e aprofundar conceitos.
Enquanto os projetos de ensino são executados pelo professor, os projetos de trabalho são de responsabilidade dos alunos, sob a orientação deste professor. A ideia de trabalhar com projetos como recurso pedagógico na construção do conhecimento começou com Dewey, em 1897.
Nem sempre é interdisciplinar, mas se for, deve ir “além da mera justaposição de disciplinas (PCNEM)”. Isto significa estabelecer elos entre as diferentes áreas do conhecimento, numa situação contextualizada da aprendizagem.
Este mesmo pensamento serve para orientar a integração das mídias, no desenvolvimento de projetos. Conhecer as especificidades e as implicações do uso pedagógico de cada mídia disponível no contexto da escola favorece ao professor criar situações para que o aluno possa integrá-las de forma significativa e adequada ao desenvolvimento do seu projeto. Por exemplo, quando o aluno utiliza o computador para digitar um texto, é importante que o professor conheça o que envolve o uso deste recurso em termos de ser um meio pedagógico, mas um meio que pode interferir no processo de o aluno reorganizar as suas idéias e a maneira de expressá-las.
Da mesma forma em relação a outras mídias que estão ao alcance do trabalho pedagógico. Estar atento e buscando a compreensão do uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem é fundamental para a sua integração no trabalho com projetos.
Ana Guimarães (Professora de Matemática)
É com naturalidade que uma criança se descobre frente a um computador, pois ele já faz parte de seu mundo. Mas não se pode dizer o mesmo de uma escola e nem de um professor.
ResponderExcluirRecursos digitais tornam-se grandes aliados no processo ensino-aprendizagem. É uma nova forma de aprender, mais atraente, motivadora e dinâmica.
Tomando como exemplo o ensino da Matemática, poucos são os profissionais que possuem o conhecimento específico que lhes permite manusear com destreza os diversos softwares disponíveis para o enriquecimento de suas aulas.
A Matemática é uma disciplina tradicionalmente associada ao insucesso e, por isso, a investigação nesta área procura por novos métodos e novas práticas que possibilitem a obtenção de melhores resultados. Programas como o Cabri-Geomètre e o Derive podem fazer parte do material utilizado nas aulas de Matemática.
Calculadoras e computadores devem ser usados de forma imaginativa para explorar, descobrir e desenvolver conceitos matemáticos. Por suas potencialidades, o computador, no que diz respeito o cálculo e a modelação, é o mais poderoso instrumento de que, atualmente, dispõe os educadores matemáticos. Com isso, a resolução de problemas ganha novas dimensões, pois cálculos são resolvidos de forma mais rápida e há um reforço do papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação.
A proposta de uma prática pedagógica baseada no desenvolvimento de projetos e com a ajuda da tecnologia pode representar o início de um trabalho matemático menos rígido. Conteúdos considerados universais passam a dar lugar às curiosidades e indagações dos alunos, frente à realidade na qual estão inseridos.
Um aluno que formula suas próprias questões e que traz para a escola seus reais interesses é um sujeito comprometido com sua aprendizagem e disposto a fazer uso de todos os mecanismos que tiver acesso, na busca de soluções para os problemas por ele elaborados.
Assim, o professor passa a ser responsável pela orientação do caminho a seguir e busca na sua área de conhecimento, subsídios que ajudem o aluno a discutir, construir e aprofundar conceitos.
Enquanto os projetos de ensino são executados pelo professor, os projetos de trabalho são de responsabilidade dos alunos, sob a orientação deste professor. A ideia de trabalhar com projetos como recurso pedagógico na construção do conhecimento começou com Dewey, em 1897.
Nem sempre é interdisciplinar, mas se for, deve ir “além da mera justaposição de disciplinas (PCNEM)”. Isto significa estabelecer elos entre as diferentes áreas do conhecimento, numa situação contextualizada da aprendizagem.
Este mesmo pensamento serve para orientar a integração das mídias, no desenvolvimento de projetos. Conhecer as especificidades e as implicações do uso pedagógico de cada mídia disponível no contexto da escola favorece ao professor criar situações para que o aluno possa integrá-las de forma significativa e adequada ao desenvolvimento do seu projeto. Por exemplo, quando o aluno utiliza o computador para digitar um texto, é importante que o professor conheça o que envolve o uso deste recurso em termos de ser um meio pedagógico, mas um meio que pode interferir no processo de o aluno reorganizar as suas idéias e a maneira de expressá-las.
Da mesma forma em relação a outras mídias que estão ao alcance do trabalho pedagógico. Estar atento e buscando a compreensão do uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem é fundamental para a sua integração no trabalho com projetos.
Ana Guimarães (Professora de Matemática)
Márcia e Mércia (Ana Mércia Cavalcante)
ResponderExcluirO uso das novas tecnologias se faz necessária em todas as áreas de trabalho e conhecimento, e a educação não poderia ficar alheia a tudo isso mas temos um grande impasse na sua implementação. Como adequá-las ao contexto atual do professor que se encontra a margem de toda essa inovação? Muitos responderiam que a formação continuada é a solução embora muitos consigam adequar-se a essa nova realidade, outros ainda persistem na mesmice, por isso é preciso que desafios sejam propostos assim como esse que faz parte do nosso cotidiano.
Para resolução dessa problemática poderia em um primeiro momento realizado um reunião com a equipe pedagógica para que esses sugerissem como poderia adequar as novas tecnologias ao projeto que está se iniciando, após um levantamento de ideias iríamos utilizá-las e pensar na possibilidade de inserção.
Como se trata de um resgate cultural da região, pesquisas no laboratório poderiam ser realizadas e depois discutidas em sala de aula, pode-se também buscar imagens antigas da região e solicitar aos alunos uma pesquisa de campo na qual eles tirariam fotos da atual realidade da cidade e fazer um comparativo entre as informações disponibilizadas na internet e as pesquisadas por eles pessoalmente. Uma outra possibilidade seria que como o projeto já estar em andamento se pensaria em uma nova culminância na qual todas as pesquisas e atividades fossem digitalizadas através de fotos, textos, vídeos entre outros, ou melhor, fosse criado um blog onde todo o projeto pudesse ser disponibilizado e apresentado a toda comunidade escolar para que todos percebessem a necessidade e as vantagens do uso da tecnologia na educação.