sábado, 23 de março de 2013

Modelo - Plano de Curso


PLANO DE TRABALHO DE DISCIPLINA

Professor: Ms. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
 DISCIPLINA 
EMENTA
Estuda a importância das TIC na educação, potencialidades pedagógicas e os desafios que emergem a partir da introdução destas na prática educativa e suas relações nos espaços de aprendizagem na formação presencial e a distância. Elaboração de projetos com atividades práticas envolvendo tecnologias na sala de aula.

OBJETIVOS
Capacitar professores para a utilização das tecnologias no ambiente escolar, como ferramenta no processo de aprendizagem.
Explorar as possibilidades das TIC em relação à construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades para utilização destas tecnologias.
Analisar criticamente a incorporação pela escola dos recursos das novas tecnologias.
Selecionar com critérios educativos e utilizar crítica e didaticamente materiais tecnológicos disponíveis;
Introduzir TIC nos processos de ensino-aprendizagem, com temáticas de interesse para sua especialidade e a partir de modelos práticos.

UNIDADE
CONTEÚDO PROGRAMATICO
Educação na Sociedade do Conhecimento
Tecnologias no cotidiano do educadoro professor frente a Sociedade do Conhecimento. Por que utilizar tecnologias na escola?. A presença das tecnologias na vida cotidiana. Aprendizagem em ambientes com novas tecnologias.
Incorporação e Utilização das TIC nas Atividades Curriculares
Possibilidades de utilização das TIC na sala de aula de forma integrada aos conteúdos curriculares: Computador, Internet, TV, Rádio e Vídeo na educação.
Aprendizagem com projetos Utilizando TIC
Construção de projetos didáticos incorporando os recursos das TIC.

METODOLOGIA
Atividades práticas no laboratório de informática do CEDU utilizando recursos da Internet. Trabalhos em duplas e individuais com textos/atividades de referência para discussão. Atividades de pesquisa na Internet. Análise de experiências e estudos que envolvam a utilização das TIC na educação. Elaboração e desenvolvimento de projetos. Estudo dos textos e atividades apresentadas, permitindo uma visão pessoal das leituras realizadas.
Entrega de relatórios – ao longo da disciplina serão realizadas várias atividades usando laboratório de informática e recursos das TIC e será exigido a entrega de relatório com as atividades práticas trabalhadas na sala de informática, utilizando recursos da Internet: navegação na WWW, participação em chats, trocas de e-mail, a fim de possibilitar aos alunos uma autonomia na busca e no tratamento das informações recebidas.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Data
Conteúdo
12/11
Atividades do CA
19/11
Metodologia de Trabalho. Uso do laboratório Informática do CEDU.
26/11
Introdução à Informática: tecnologia na sociedade
03/12
O computador presente no nosso cotidiano. Dificuldades do uso das TIC nas escolas.
10/12
Aprendizagem em Ambientes com Tecnologias
17/12
Construção de apresentação usando o Power Point
08/01/2013
Aula Pesquisa
15/01
Incorporação e utilização das novas tecnologias na escola
22/01
1ª. Avaliação Bimestral
26/01*
Atividades Utilizando Internet: Bibliotecas Virtuais, Museus Virtuais, Viagens Virtuais, Jogos virtuais, Reportagens Online
29/01
Avaliando sites na Web
02/02*
Registros no You Tube – estudo do meio
05/02
Elaboração de história em quadrinhos
12/02
Trabalhando com Mapas Conceituais
19/02
Ferramentas de comunicação: blog, fóruns, Orkut, chat
26/02
Projetos Webquest
05/03
2ª. Avaliação Bimestral
12/03
Reposição de nota e Avaliação Final
* Sábado letivo
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem será desenvolvida a partir da realização das atividades propostas em sala de aula; entrega das tarefas exigidas ao final de cada unidade. Os critérios de avaliação levarão em consideração: a realização e entrega das atividades solicitadas ao final de cada unidade dentro dos prazos, freqüência realização das atividades avaliativas nos momento presenciais e a distância.

BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Maria Elizabeth.; MORAN, José M. (orgs). Integração das tecnologias na educação. Brasília: MEC/SEED, 2005. Aborda as novas maneiras de ensinar, aprender e desenvolver o currículo ao integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica. Apresenta experiências de uso das tecnologias na escola e em teorias que as fundamentam. Discute a EAD na formação e na atuação dos professores.

MASETTO, Marcos; MORAN, José; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. Discute a introdução da informática e da telemática na educação, propostas de integração e utilização do computador e da Internet na escola, numa abordagem de mediação pedagógica. Analisa o papel do professor nos dias de hoje. Analisa investimentos e utilizações tecnológicas em educação com a perspectiva de construir novas propostas.

MERCADO, Luís P. (org). Experiências com tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2006. Aborda a preocupação ao acesso pleno as TIC pelos professores formadores, tutores e alunos enfatizando o desenvolvimento de uma cultura tecnológica que promova junto aos envolvidos uma prática pedagógica em ambientes tecnológicos através de ações que favoreçam o desenvolvimento da fluência tecnológica para que possam participar de atividades a distância, com suporte no meio digital.

MERCADO, Luís Paulo L. (org). Percursos na formação de professores com tecnologias da informação e comunicação. Maceió: Edufal, 2007. Apresenta estudos sobre fundamentos e metodologias sobre o uso das TIC na formação de educadores, nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como apoio à formação presencial, semi-presencial e à distância online. Relata ações de formação de professores para a utilização de ambientes de aprendizagem nos cursos envolvendo EAD: organização, gerenciamento e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distância, oferta de suporte na produção de material didático para EAD.

MORAN, Jose M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007. Aborda a educação atual e a educação desejada para os alunos, mostrando as tendências para um novo modelo de ensino. Analisa as mudanças que as tecnologias trazem para a educação presencial e a distância, em todos os níveis de ensino, e o papel que professores e gestores terão que desempenhar nessa revolução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário